Cases de Sucesso

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Cervejaria
Operações Rodoviárias

Neste projeto até então em um segmento novo para nós, nosso desafio foi implementar uma Torre de Controle capaz de operar e monitorar o ciclo logístico de transferência entre as Fábricas/CDs para os canais: Centro de Distribuição Avançado (CDA), Key Account (KA), Bottler, Grandes Redes na modalidade de frete CIF (Cost, Insuranse and Freight).
A Torre de Controle, hoje trabalha com acesso a informações online, integração entre sistemas, processos e pessoas, afim de garantir o planejamento estabelecido junto aos canais de distribuição e Transportadores. Com isso, alcançamos resultados operacionais eficientes através da otimização e aumento de produtividade dos caminhões e possibilitando melhores negociações de fretes.
Em paralelo apoiamos em um projeto com o objetivo de transformar a logística atual da empresa, levando para outro patamar. Com uma metodologia de projeto pautada em pilares como tecnologia, processo e pessoas avançamos e através de um mapeamento minucioso das oportunidades mapeadas anteriormente por uma consultoria especializada em Supply definimos as prioridades para 2019.
Em linha com as melhores práticas de mercado e benchmark interno implementamos uma torre de controle robusta e atuante o que contribuiu fortemente para os ganhos em diversas iniciativas em logística.
Além de participação ativas de aproximadamente 15 áreas distantes e 300 recursos humanos envolvidos no projeto, com mais de 10 melhorias em sistemas e 1.000 horas em desenvolvimento.
Foram mais de 600 atividades mapeadas e monitoradas pelo time de projeto, time este que realizou 40 reuniões semanais de status report com mais 5.000 esforço na elaboração de aproximadamente 30 documentos distintos.
Tudo isso só foi possível através do trabalho em conjunto entre as empresas durante todo ano de 2019. Os esforços resultaram na implementação de uma torre de controle logística totalmente moderna, com sistemas integrados, com que há de mais moderno em tecnologia de gestão orientado a resultados.

Agronegócio
Escoamento de produções

O projeto nasceu com objetivo de transformar o cenário atual do processo de colheita e transporte canavieiro em duas unidades no estado de Góias. Com uma metodologia de projeto pautada em pilares como tecnologia, processo e pessoas avançamos e através de um mapeamento minucioso das oportunidades existentes e em linha com as melhores práticas de mercado (benchmark) implementamos o que há de mais atual e robusto no cenário mundial.
Construímos uma sala capaz de suportar um centro de operações logísticas, com estações de trabalho montadas especialmente para suportar sistemas de informações com múltiplas telas, sistema de rádio via IP e sistema de CFTV.
Além disso, infraestrutura de TI e elétrica capaz de suportar a operação em 24/7, com contingência elétrica e de link de dados. Permitir a instalação de monitores que respeitem os padrões de “Gestão a Vista ” para informações de relevância do Grupo (ex: KPI’s).
O Projeto foi entregue dentre do prazo definido , sendo dividido em duas entregas (Piloto / Rollout Unidade 1). Foram entregue mais de 107% das oportunidade acordadas em TAP (Termo Abertura do Projeto).
No total foram utilizadas mais de 8000h de colaboradores e 15 fornecedores de sistemas, serviços e materiais diversos.
Para montagem da equipe tivemos mais de 189 inscrições internas, aonde aproveitamos 93% dos inscritos para composição da equipe. Foram realizados mais de 19 dias de treinamentos, cerca de 5300 horas no total.
A Performance operacional melhorou gradativamente e foi possível identificar um aumento de 10% nas horas produtivas e Horas de corte, com isso uma melhora de 30% na produtividade dos equipamentos.
O Custo do Projeto obteve um Saving de 15% em relação ao planejamento, mesmo incorporando integrações não previstas na fase inicial.
O Business Case do Projeto foi baseado com as informações da safra 18/19, aonde teríamos uma redução significativa em custos no primeiro ano de operação. De acordo com as apurações de redução de equipamentos realizadas ainda na safra 19/20 pela equipe interna e a redução de equipamentos realizadas em 20/21 mais o acréscimo de moagem nas unidades em 2020, pode-se obter uma projeção de saving superior a projetada inicialmente.
Tudo isso só foi possível através do trabalho em conjunto entre as equipes durante toda safra 2019 e 2020. Os esforços resultaram na implementação da Torre de Controle Agroindustrial, uma torre de controle logística totalmente moderna, com sistemas integrados, programação dinâmica e com o que há de mais moderno em tecnologia de gestão orientado a resultados.

Combustíveis
Operações Primárias e Secundárias

Com a atuação da Moby em parceria com nosso cliente foi possível manter elevado o nível de performance na operação de Coleta e Transferência, mitigando multas de leilão e custos com Demurrage.

Também foi possível reduzir a taxa de no show nos terminais portuários trazendo a patamares de mercado e possibilitando maior produtividade nos caminhões.

Operação Portuária

  • Gestão da grade de carregamentos
  •  Acompanhamento da Frota 24h
  • Monitoramento do saldo disponível

Etanol / Triangulação

  • Acompanhamento dos carregamentos nas usinas
  • Monitoramento do fluxo de Biodiesel
  • Acompanhamento dos carregamentos de S500 e retorno com Etanol
  • Monitoramento dos tempos de operação nas bases e terminais
  • Acionamento dos responsáveis em caso de atraso
  • Execução da chegada dos veículos com programação nas bases e terminais
  • Geração e divulgação dos indicadores
  • Nível de estoque das bases e terminais, volume carregado D-1 e projeção de carregamento dia atual