Logística de Marketing: a arte de encantar clientes e tornar negócios relevantes no mundo moderno
Kotler (1986. P. 31) afirmou que um produto (ou serviço) é tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo. Nesse sentido, o marketing e a logística existem para acabar com carências, dores, problemas, anseios ou qualquer outra necessidade dos seres humanos.
Na medida em que a sociedade evolui, a intensa globalização torna o marketing e a logística duas áreas vitais para o crescimento e perpetuação de qualquer negócio.
São duas áreas que sempre foram importantes, mas que nas últimas décadas se [con] fundiram em uma espécie de simbiose, podendo trazer para as empresas melhor reputação e maior lucratividade.
Com dois propósitos fundamentais, o marketing tem como missão obter demanda e atender à demanda. Consegue-se demanda através de campanhas promocionais, preço e composição do Mix e uma vez conseguida a demanda, esta deve ser atendida com maestria…
…e é aí que a logística entra com a disponibilidade do produto certo, no tempo certo, na quantidade certa, nas condições certas, no local certo, para o cliente certo, em um custo ideal.
Mas em um mundo novo e dinâmico como o que vivemos — uma era de reconstrução de modelos de gestão, social e de consumo —, a transformação digital traça novos rumos, com abundância de informação, tecnologia e acessos.
O consumidor, mais do que nunca está hiper-conectado, hiper-informado, hiper-criterioso, hiper-exigente e porque não dizer; hiper-mimado.
Para Fidelizá-lo é preciso mais que boa campanha promocional e uma entrega dentro do esperado.
Habituado ao mundo da inteligência artificial, com alguns cliques confere a reputação da empresa, disponibilidade do produto, tempo de entrega, responsabilidade social e ambiental da empresa, e, tudo isso, comparando preços, eficiência e qualidade com outros concorrentes diretos.
Você está em plena revolução tecnológica ou quarta revolução industrial, seja muito bem-vindo!
Robôs inteligentes, celulares de vestir, veículos autônomos, impressão 3D, realidade aumentada, internet das coisas, armazenamento ilimitado na nuvem, assistentes virtuais ou algoritmos inteligentes que nos conhecem melhor que nós mesmos e educação atingindo mais e mais pessoas.
A forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos está em plena transformação. E nesse admirável mundo novo, tudo está disponível e online 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
O mundo tornou-se um só. Não existem mais barreiras. Formamos hoje um único mercado e tudo isso graças a tecnologia.
O QUE MUDA NESSA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Na primeira revolução as máquinas potencializaram o poder dos nossos músculos. Na atual, a tecnológica potencializa exponencialmente nossa capacidade de execução, realização e até mesmo de sonhar (para saber sobre todas as revoluções dá um Google ai).
A logística ganhou e vem ganhando espaço, assumiu papel de protagonista em um mundo globalizado, novo, veloz. Com a evolução exponencial da tecnologia, a logística empresarial ganhou espaço nas mesas das grandes, médias e pequenas organizações.
Os dados, ou seja, informações em alta escala sobre preferências e comportamentos dos clientes ditou um novo jeito de fazer negócio. A logística deixou de ser apenas transporte, estoque, armazenagem ou distribuição. Elevou-se a condição de relacionamento, interação, encantamento do cliente, ou seja; logística tornou-se Marketing.
O QUE MUDOU NA LOGÍSTICA
A logística como você conheceu continua vital, mas passou e vem passando por muitas transformações. Antes de falar da logística de marketing, vamos relembrar quais são os quatro tipos de logística que conhecemos:
- Logística de abastecimento: é responsável por gerenciar tudo aquilo que é necessário para a produção, ou seja, toda a matéria-prima que antecede o processo fabril;
- Logística de produção: dedica-se a produzir, causar transformação da matéria prima e realiza o controle do que será produzido, avaliando a necessidade do mercado e evitando desperdícios;
- Logística de distribuição ou logística de transportes: é responsável pela entrega final. Subdividida em etapas como: separação e conferência de cargas; roteirização de entregas; administração de transportes; controle de fretes, monitoramento e etc.
- Logística reversa: dedica-se a trazer de volta o produto entregue. Tem um papel sustentável na empresa, reutilizando os materiais e fazendo com que eles possam voltar ao estoque, sempre que estiverem em boas condições. Também é ela que faz o descarte adequado de matéria-prima inutilizada, evitando que ela seja enviada para locais incorretos.
Nunca se dependeu tanto do marketing e da logística, ou logística de marketing: quinto modelo de logística e, um dos mais importantes neste mundo novo e dinâmico.
A LOGÍSTICA DE MARKETING
Mais do que se preocupar com os canais de distribuição, sua atividade hoje é de interligar o cliente ao restante da cadeia de modo que ele sinta-se parte integral do processo. A logística de marketing tem a missão de conduzir o cliente através de três fases:
- Confiança: ultrapassar a barreira da confiança em um produto ou serviço e realizar a compra;
- Repetição: garantir a satisfação com o produto ou serviço de modo que gere a repetição da compra;
- Evangelização: acreditar e confiar tanto, a ponto de indicar para familiares, amigos e conhecidos.
Um bom marketing é definido como: função organizacional e conjunto de processos que envolvem criação, comunicação e entrega de valor aos clientes, bem como a gestão do relacionamento com eles.
O que minimiza muito o esforço de vendas. Vender não é tarefa difícil. O desafio está em gerar repetição da venda. Conquistar o cliente através de uma interação de confiança tem haver com uma abordagem inteligente, um produto ou serviço fantástico e uma entrega melhor que o prometido: logística de marketing.
O cliente deseja se sentir especial, com suas necessidades atendidas acima do esperado. Para isso, o relacionamento resume a logística de marketing.
Atender os pedidos dos clientes, de maneira que os satisfaça inteiramente. Entregando o produto antes do prometido, na condição ideal de: custo, qualidade e satisfação.
Proporcionando, por exemplo, o conforto da compra online, retira física ou vice-versa. Sem custos e burocracias adicionais, sugerindo novas opções de compras e realizando trocas sem burocracias.
Todos os segmentos devem estar atentos a isso. A quarta Revolução Industrial é uma realidade. Ignorá-la, definitivamente, não é um bom negócio.
É preciso não apenas se adaptar, mas também se reinventar, ceder ao novo, se render àquilo que só vem a somar e que irá potencializar as suas vendas. A era digital está aí e as mudanças não param de acontecer.
Logística tornou-se sinônimo de marketing. Fazê-la do jeito que sempre fez será um risco gigantesco para o seu negócio.
Até a próxima!
Achiles Rodrigues